Projetos

Construção de Cenários e Projeções para o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social da Cidade do Rio de Janeiro

novembro de 2012 - dezembro de 2012

Projeto do IETS, em parceria com a Fundação Centro de Defesa dos Direitos Humanos Bento Rubião - FBR objetiva a construção de cenários e projeções visando identificar as tendências econômicas com impacto direto e/ou indireto sobre o setor habitacional no município de Rio de Janeiro que sejam de "interesse social" (até 3 salários mínimos) para o período 2013/2025 que serão abordados e discutidos na forma de um workshop de aproximadamente 6 horas.

Como produto final será elaborado um relatório contemplando os principais pontos do debate.

Os componentes a serem levantados são:

  • Análise da dinâmica econômica do Estado do Rio de Janeiro, com especial atenção para a Região Metropolitana, e a demanda por trabalho.
  • Estabelecer cenários para as fontes de recursos para o investimento na produção e ou financiamento habitacional, considerando as 3 esferas de governo assim como outras fontes eventuais de recursos onerosos e não onerosos.
    • cenários das diversas fontes de recursos (onerosos e não onerosos) destinados à habitação, considerando as projeções realizadas pelo Plano Nacional de Habitação, os patamares onerosos e não onerosos dos projetos PAC e Minha Casa Minha Vida, considerando-se em todas elas as projeções de repasses ou de financiamento para a cidade.
    • mesma operação deve ser feita considerando as projeções realizadas pelo Plano Estadual de Habitação do Município do Rio de Janeiro e as projeções de repasse ou de financiamento para a cidade.
    • elaboração de canários sobre a capacidade do município em investir no setor de habitação de interesse social, considerando os recursos orçamentários, fontes alternativas e capacidade de endividamento.
    • analisar outras fontes possíveis e expressivas de financiamento.
  • Impacto positivo direto e indireto na economia regional e do município resultantes do investimento em habitação de interesse social, com seus desdobramentos sobre a cadeia produtiva da construção civil quanto a geração de emprego e aumento da arrecadação tributária.