Projetos

O apoio do setor privado à melhoria da educação

novembro de 2005 - fevereiro de 2006

Não existem informações sistemáticas sobre o que estas instituições estão fazendo, e sobre os resultados de suas ações. Quantos recursos estão sendo investidos? Quais têm sido focos preferenciais de atuação, entre os diferentes temas, setores e níveis educacionais existentes? Qual tem sido o impacto destas atividades, não só sobre as pessoas diretamente envolvidas pelos programas, mas sobretudo para a melhoria da educação brasileira como um todo?

Através do Censo do GIFE, realizado por meio eletrônico, será possível coletar as informações, descrever e analisar a ação destas instituições na área da educação. Além das informações a serem solicitadas por Internet, será feita uma analise das informações disponíveis, e, na medida do necessário, entrevistas com os principais dirigentes destas instituições.

A análise dos resultados desta pesquisa permitirá uma quantificação destes programas, do ponto de vista dos recursos investidos e das pessoas e instituições envolvidas. Depois, será possível entender melhor a motivação destas empresas, em um contínuo que vai das ações estritamente filantrópicas a ações que estejam associadas de alguma forma a seus objetivos empresariais, passando por ações mais orientadas para a construção da imagem institucional das empresas. Além disto, o estudo procurará responder a três tipos principais de indagação. Primeiro, quais têm sido os temas e áreas preferenciais de atuação destas instituições, e se existem áreas de temas que poderiam estar sendo atendidos, mas estão descobertos. Segundo, qual o impacto destas ações. E terceiro, quais são as "boas práticas" que estão adotadas, se existem procedimentos regulares de acompanhamento e avaliação de resultados.