Projetos

Projeto Ar

novembro de 2013 - em andamento

O Projeto AR pretende ser uma plataforma permanente de integração da cidade. Uma nova forma de articulação entre a favela e o asfalto, conectando pessoas, projetos e ideias que merecem ser espalhados pelo potencial de multiplicação dos seus impactos positivos. O primeiro passo para promover, de forma colaborativa e com o protagonismo dos jovens, o intercâmbio de conhecimentos, experiências e realizações para apontar novos caminhos, oportunidades e desafios acontece no próximo dia 23, no Solar Meninos de Luz, no Cantagalo-Pavão Pavãozinho.

Com o propósito de impactar, compartilhar e realizar, o evento gratuito consiste, basicamente, em três ações simultâneas: falas, feira e arte. Serão 15 palestras no estilo TED, para 300 pessoas ao vivo, mas divulgadas posteriormente na internet. A Feira das Conexões terá 22 projetos em exposição, além do workshop “Ensinando a fazer” - onde empresas como Google e Facebook vão dar dicas para quem quer empreender no mundo digital -, e da Rodada de Visibilidade (picthing de projetos nascidos nas favelas para um comitê formado por empresas e institutos que são potenciais investidores). Ao longo de todo o dia haverá apresentações artísticas e tour cultural. O fio condutor de tudo isso é a discussão de como a tecnologia, a inovação e o conhecimento podem criar novas oportunidades de trabalho para os jovens e, com isso, alavancar o desenvolvimento de favelas e incentivar a integração da cidade.

Idealizado por um trio formado pelas empresas Outra Coisa e Wedo, em parceria com o Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, a iniciativa foi concebida para ser desenvolvida de forma participativa, com co-criação de conteúdo. Para isso, contou com um conselho curador, um verdadeiro “time dos sonhos”, de pessoas que, nas favelas ou no asfalto, fazem muita diferença. Como resultado do trabalho conjunto, foram identificadas quatro grandes áreas de interesse e convergência dos jovens: “Tecnologia e inovação”, “Transformando criatividade em negócio”, “Jeitos de Aprender” e “Cultura e Turismo”, que são temas desta edição. Será anunciado ainda o Prêmio Projeto AR, que em 2014 premiará boas ideias nascidas nas favelas. As inscrições serão abertas no primeiro semestre. Até lá o AR continua “circulando” na internet.

Clique aqui para ver a programação http://www.ar.wiki.br/site/programacao_23_nov/

Confira também:

http://www.youtube.com/watch?v=Xu2fuiV2Y6c&feature=youtu.be

www.ar.wiki.br

https://www.facebook.com/projeto.ar.rj