Institucional

O IETS pesquisa, propõe e promove estudos, soluções e discussões sobre desafios e estratégias de desenvolvimento justo e sustentado para o Rio de Janeiro e o Brasil.


 
 

O IETS

O Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) foi fundado por iniciativa do economista André Urani, então Secretário Municipal do Trabalho do Rio de Janeiro, e um grupo de acadêmicos e formuladores de políticas públicas em 1999. A ideia surgiu da observação de que o nível de colaboração entre pesquisadores de diferentes instituições, formuladores de políticas públicas e outros atores sociais, comprometidos com o combate à pobreza e a diminuição da desigualdade, era pequena.

No mesmo ano, portanto, foi fundado o Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade e, em 2000, registrado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) no Ministério da Justiça Federal.

O IETS é uma instituição privada, sem fins de lucro, destinada a pesquisar, propor e promover, estudos, soluções e discussões sobre desafios e estratégias de desenvolvimento equitativo para o Rio de Janeiro e o Brasil. Desde o início de seu funcionamento, o Instituto se dedica a produzir e disseminar conhecimento sobre temas sociais e econômicos e ao diagnóstico, avaliação e desenho de políticas públicas, sejam estatais ou privadas, para o enfrentamento da pobreza e da desigualdade, e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Para atingir esses objetivos, o IETS trabalha em colaboração com diferentes setores da sociedade. Em suas atividades, desenvolve projetos de pesquisa e cooperação técnica com empresas privadas, associações corporativas, entidades governamentais, instituições acadêmicas e de pesquisa e organizações do terceiro setor, com foco privilegiado, mas não exclusivo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e no Brasil.

 
 

Atividades

O IETS desenvolve projetos de pesquisa e cooperação técnica com empresas privadas, associações corporativas, entidades governamentais, instituições acadêmicas e de pesquisa e organizações do terceiro setor, com foco principal, mas não exclusivo, na região metropolitana do Rio de Janeiro e no Brasil.

Para isso, investiga e analisa temas como as dinâmicas de crescimento demográfico; projetos socioeconômicos; de expansão da infraestrutura; educação, trabalho; informalidade; micro empreendedorismo; renda; desigualdade e pobreza; desenvolvimento territorial; políticas setoriais; e governança.

O IETS atua também como ponto focal de uma rede de encontro e trocas de conhecimento, informações e ideias entre seus integrantes e associados, através de seminários, workshops, publicações e da internet, em redes sociais e em seu site institucional, onde publica informações sobre suas atividades e as de seus associados.

 
 

Conselho e coordenação

O Conselho do IETS é dividido em administrativo e fiscal, realiza reuniões quadrimestrais e é eleito a cada três anos numa Assembleia Geral composta por seus associados.

Diretoria executiva Manuel Thedim.
Conselho de administração David Zylbersztajn, José Marcelo Zacchi, Pedro Bulcão, Ronaldo Lemos, Simon Schwartzman, Sonia Rocha.

 
 

Equipe

Diretoria executiva

Secretaria administrativa e financeira

Gestão de projetos

Financeiro

 
 

Relatórios institucionais

Como Organização Social de Interesse Público, o IETS tem a responsabilidade de dar transparência sobre a origem e o uso dos recursos que recebe e utiliza, para isto disponibiliza, em seu site na internet, os relatórios e demonstrações financeiras requeridos pela legislação.

Veja abaixo os relatórios e demonstrações financeiras mais recentes, assim como outros documentos.