Projetos

Avaliação do Programa Educacional LEGO ZOOM

junho de 2014 - fevereiro de 2015
Financiamento: ZOOM Editora Educacional

Atuando em cada nível de ensino (pré-escolar, fundamental e médio), o programa educacional da LEGO oferece uma abordagem prática para ensinar os alunos nas escolas. No Brasil, o programa, que será implementado em todas as escolas municipais de Recife/PE, é desenvolvido pela ZOOM, sendo chamado Programa ZOOM LEGO. Ele combina atividades com produtos da LEGO ao currículo das escolas. Os estudantes e professores trabalham de uma forma lúdica com as disciplinas do currículo de cada série, buscando também desenvolver várias habilidades importantes, como resolução de problemas, noções espaciais, de cooperação, liderança, entre outras.

Embora essas competências e habilidades sejam muito importantes para o aluno, eles geralmente são negligenciados nas avaliações institucionais. No Brasil, existem vários testes de proficiência em disciplinas específicas desenvolvidas por governos locais e federais. Avaliações baseadas em conteúdo são, sem dúvida, importantes para o desenvolvimento de políticas públicas; contudo, o Brasil (e a maioria dos países em desenvolvimento) não possui métricas complementares nem avaliações que meçam o tipo de capacidades e habilidades que os alunos desenvolvem ao longo de seus anos de escola. Neste sentido, uma avaliação que analisa não apenas o conteúdo curricular, mas também as habilidades cognitivas e socioemocionais, complementa e preenche a lacuna dos exames oficiais e avaliações. Isto é particularmente relevante para o programa LEGO ZOOM.

Assim, este projeto busca justamente avaliar o programa LEGO ZOOM usando dois conjuntos diferentes de instrumentos: testes cognitivos e exames socioemocionais. Estes últimos testes vão medir habilidades socioemocionais, como liderança, autocontrole, cooperação etc. Os testes cognitivos terão como alvo habilidades como inteligência cristalizada; inteligência fluida, ou seja, a capacidade de resolução de problemas novos; habilidades espaciais, entre outras. É importante ressaltar que o desenvolvimento destes testes é recente no Brasil.

Nesta primeira análise, a pesquisa se restringe aos alunos dos 3º e 5º anos do ensino fundamental. O projeto pretende, afinal, desenvolver testes e uma metodologia que possam ser usados em futuras avaliações de programas educacionais da LEGO, tanto no Brasil quanto no exterior.

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ZOOM Editora Educacional

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Observatório das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro
Ensino Médio, Educação Profissional e Mercado de Trabalho
Rio em Dados
Elaboração de Cenários Econômicos e Sociais
Pesquisa Domiciliar sobre Empreendedorismo em Unidades de Polícia Pacificadora
Retrato Socioeconômico do Brasil (2004-2009)
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Sistema de Monitoramento e Avaliação para o Programa Núcleos de Cultura nas Escolas do Estado do Rio de Janeiro
Elaboração de Instrumento de Classificação de Pessoas com Deficiência para Cidadãos Brasileiros
Observatório de Pequenos Negócios do Estado do Rio de Janeiro
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Pesquisa e produção do conhecimento para disseminação sobre temas diversos da pessoa idosa