Projetos

Vozerio

janeiro de 2015 - em andamento

Quanto maior o interesse e a participação popular no debate sobre as questões e os rumos do Rio de Janeiro, maior a disponibilidade e a qualidade das soluções possíveis. Pensando nisso, o site Vozerio, dedicado à difusão de informações, opiniões, análises e debates sobre a metrópole e o estado, tem o objetivo de expandir para um público mais amplo o alcance de discussões e reflexões sobre o desenvolvimento da região, e contribuir para a diversificação e qualificação da reflexão sobre o Rio de Janeiro.

O Vozerio é a continuação e expansão da série de debates OsteRio, projeto do Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade (IETS) que desde 2009 reúne regularmente uma plateia heterogênea, formada por empresários, estudantes, pesquisadores, jornalistas, ativistas, gestores públicos, entre outros, para discutir as questões do Rio de Janeiro, no restaurante Osteria Dell’Angolo. Através desta plataforma digital, debates, análises e informações sobre o Rio de Janeiro podem ter seu alcance ampliado e estar acessíveis a um público muito maior.

De acesso irrestrito, o conteúdo do site é composto de vídeos, artigos, entrevistas, reportagens e resenhas. Estes são organizados em debates, pensatas, reportagens, entrevistas curtas (“dez perguntas”) e leituras.

Os debates, promovidos pelo IETS sobre temas do estado, são divulgados via streaming pelo site a cada 15 dias. Os vídeos ficarão disponíveis no site na íntegra e também em formatos mais curtos, que facilitarão a difusão pela internet. Estes eventos fazem parte de duas séries: por um lado, os encontros OsteRio, já tradicionais, com nova visibilidade e alcance com a difusão por streaming ao vivo; por outro, a série Conversas na Biblioteca, na qual um mediador recebe dois convidados para um debate transmitido ao vivo com duração de uma hora, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio. O público pode participar ao vivo ou através das redes sociais e email.

Já as pensatas são artigos curtos, escritos em linguagem acessível, por artistas, produtores culturais, pesquisadores, economistas, empresários e ativistas sobre temas em foco no debate público ou fatos recentes, sempre conectados às questões do Rio de Janeiro.

As reportagens exclusivas aprofundam fatos noticiados de forma curta nos jornais, registros bem humorados de cenas da cidade ou mergulhos em questões estruturais do Rio aliando dados, fotografia e entrevistas.

Há, ainda, entrevistas resumidas em dez perguntas e respostas sobre um tema ou fato recente – incluindo o cidadão comum entre os entrevistados, além de especialistas e personalidades.

Por fim, o site inclui um blog de resenhas e posts sobre livros, teses de doutorado e dissertações que tenham como foco o Rio de Janeiro, sempre com links para versões em PDF ou para leitura digital.

A difusão do conteúdo do site se dará pelas redes sociais e por newsletter quinzenal, que assim terá sempre: um debate (vídeo + cobertura), uma reportagem, uma entrevista e um artigo.


Ver online : Vozerio