Projetos

Evolução recente da profissão acadêmica no Brasil: uma análise comparada

outubro de 2007 - em andamento

Elizabeth Balbachevsky
(Com a colaboração de Simon Schwartzman)

Objetivo

O objetivo deste projeto é viabilizar a participação brasileira no projeto internacional "The Shifting Boundaries of the Changing Academic Profession" (Projeto CAP - As fronteiras em mudança da profissão acadêmica), que está sendo realizado por uma rede de instituições acadêmicas em cerca de 20 países, entre eles a Argentina (Universidad Nacional eneral Sarmiento), Austrália (Univesity of New England), China e Hong Kong (Huazhong University of Science and Technology e University of Hong Kong), Finlândia (University of Tampere), França (Centre for Organizational Sociology), Alemanha (Kassel University), Japão (Hiroshima University), Holanda (University of Twente), Noruega (NIFU-STEP), Portugal (Fundação das Universidades Portuguesas), Inglaterra (Open University), e Estados Unidos (George Washington University e outras). Outros participantes incluem a Russia, Malásia, México, Singapura, Suécia e África do Sul.

O projeto pretende examinar a natureza e a extensão das mudanças ocorridas pela profissão acadêmica nos anos recentes, suas razões e suas conseqüências. Serão estudadas as implicações destas mudanças para a atratividade da atividade acadêmica como uma carreira, e capacidade da comunidade acadêmica de contribuir para o desenvolvimento da sociedade do conhecimento e para atingir os objetivos de desenvolvimento econômico, social e cultural dos países. A partir de um modelo de transformação de seis estágios, serão feitas comparações sobre estes temas entre diferentes sistemas educacionais, tipos institucionais, disciplinas acadêmicas e gerações.

Nestes tempos de rápidas mudanças, estimuladas pela globalização e por políticas nacionais que promovem o desenvolvimento da economia do conhecimento, é essencial entender as orientações e ações das pessoas que trabalham com o conhecimento, e especialmente dos membros da profissão acadêmica, que ocupam um lugar central nos processos de produção do conhecimento, Como a profissão acadêmica tem mudado, em resposta a estas tendências globais, e as transformações ocorridas em cada país? Como os profissionais do mundo acadêmico vêm a importância crescente de suas atividades, e as transformações trazidas pela internacionalização e pelas transformações nos processos de gestão? Como estas visões têm se transformado, de que elas dependem, e quais são suas conseqüências?

O Projeto CAP está concebido para responder a estas questões da melhor forma possível, pela cobertura internacional da pesquisa; pelo fato de que, em cada país, o trabalho será realizado por equipes de pesquisadores independentes, e comprometidos com os valores da pesquisa acadêmica aberta e de alta qualidade; e dar continuidade e ampliar a Primeira Pesquisa Internacional sobre a Profissão Acadêmica realizada em 1991 em 14 países, o que permite que os resultados atuais sejam comparados diretamente com os resultados de 15 anos atrás. Os participantes do projeto têm o compromisso de compartir os resultados da pesquisa com todos os setores interessados no futuro da profissão acadêmica, trazendo novas perspectivas sobre questões como:

  • Em que medida a natureza do trabalho acadêmico está se alterando?
  • Quais são os determinantes internos e externos destas mudanças?
  • Como estas mudanças variam por país, disciplinas e tipos de instituição de ensino superior?
  • Como as profissões acadêmicas respondem às mudanças em seu ambiente interno e externo?
  • Quais são as conseqüências desta mudança para a atratividade da profissão acadêmica para as novas gerações?
  • Quais são suas conseqüências para a capacidade dos acadêmicos de contribuir para o desenvolvimento da sociedade do conhecimento e para a realização dos objetivos nacionais nos respectivos países?

Contexto internacional

A educação superior tem passado por importantes transformações nos últimos anos em todo o mundo, afetando as origens, especializações, expectativas e natureza do trabalho dos profissionais dedicados ao ensino superior, que formam o que se denomina a "profissão acadêmica". Em muitos países os professores estão ficando mais velhos, mais instáveis em seus empregos, mais cobrados pelos resultados de seu trabalho, mais internacionalizados, e menos organizados conforme as diferentes disciplinas acadêmicas e profissionais. A expectativa geral é que eles atuem de forma mais profissional nas atividades de ensino, mais produtivos na pesquisa, e mais empreendedores em todas as áreas de atividade. O setor privado tem crescido na maioria dos países, e novos padrões de governo e administração acadêmica vêm evoluindo tanto no setor público quanto no setor privado. Em muitos casos, a própria definição do que seja um "acadêmico" tem se tornado ambígua, da mesma forma que se tornam difusas as fronteiras que separam as atividades acadêmicas, profissionais e empresariais, dentro e fora dos muros das universidades. Algumas destas mudanças têm afetado o interesse que os novos graduados possam ter em ingressar na profissão acadêmica, afetando desta forma a qualidade dos sistemas de educação superior como um todo.

A expansão da educação superior tem levado à diferenciação crescente das instituições, expectativas cada vez maiores por parte da sociedade, e transformações nas atividades profissionais dos acadêmicos, que muitas vezes os afastam de suas disciplinas de origem e geram novas formas de identidade e lealdade. Ao mesmo tempo, o conhecimento é cada vez mais reconhecido como o recurso mais vital das sociedades contemporâneas, e muitos países têm feito grandes esforços para aumentar sua capacidade de criação e aplicação de conhecimentos de alto nível. Este interesse renovado pelo conhecimento tem levado a um amento da importância da profissão acadêmica, mas também colocado em questão a coerência e a viabilidade das funções acadêmicas tradicionais. Três tendências têm se tornado cada vez mais dominantes:

Relevância:

No passado, o objetivo mais elevado da atividade acadêmica era a criação de novos conhecimentos, as novas descobertas; hoje, a ênfase é cada vez mais na criação de conhecimentos aplicados e práticos. Esta nova tendência requer a combinação de conhecimentos e recursos de diferentes disciplinas, e tende se orientar cada vez mais para resultados que possam ter impacto na vida diária das pessoas.

Existem fortes interdependências entre os objetivos da profissão da profissão acadêmica, as regras de distribuição de recursos, e a natureza da profissão acadêmica. As mudanças associadas à transição entre a "academia tradicional", com sua ênfase na pesquisa básica e no ensino conforme as disciplinas clássicas, e a "academia relevante" são ainda pouco conhecidas, e têm conseqüências difíceis de antecipar. Um dos objetivos deste projeto é entender como estas mudanças estão afetando os sistemas de valores e as práticas que afetam a natureza e os mecanismos de controle e poder dentro do mundo acadêmico.

Internacionalização

As tradições nacionais e as circunstâncias socioeconômicas de cada país continuam desempenhando um papel fundamental na conformação da profissão acadêmica de cada país, e afetando o interesse pelo trabalho acadêmico por parte das novas gerações. Entretanto, as tendências globais, com sua ênfase crescente na produção de conhecimentos e no fluxo de informações, desempenham um papel cada vez maior no sentido de tornar a educação superior cada vez mais internacionalizada. A mobilidade internacional de estudantes e professores tem crescido, novas tecnologias conectam as comunidades acadêmicas em todo o mundo, e a língua inglesa se tornou a língua franca da comunidade internacional. Existem assim questões importantes sobre as funções das redes internacionais, as conseqüências dos diferentes níveis de acesso a estas redes, e o papel das novas tecnologias de comunicação na internacionalização da profissão acadêmica.

Gestão

Na atividade acadêmica de ensino e pesquisa, os valores profissionais fazem parte integral do processo de produção e disseminação do conhecimento, e as tentativas de substituí-los por outros valores, típicos de outras formas de organização, são em geral vistos com ceticismo e oposição. E no entanto, a profissionalização da administração universitária e acadêmica é vista como necessária para fazer com que a educação superior possa responder de forma efetiva a um ambiente externo em constante transformação. O controle e administração do trabalho acadêmico afeta os diferentes papéis desempenhados pelos acadêmicos, incluindo a divisão do trabalho entre atividades finalísticas e de apoio, de ensino e de pesquisa. A introdução e novos sistemas de avaliação e garantia de qualidade no ensino superior pode levar também a alterações nos sistemas tradicionais de poder, os valores dentro do mundo da academia, e alterar a prática das atividades acadêmicas do dia a dia. O projeto examinará tanto a retórica quanto a realidade das respostas dos acadêmicos à introdução de novas práticas gerenciais na educação superior.

Método

Cada país participante trabalhará com uma amostra representativa de sua profissão acadêmica. Para garantir a comparabilidade internacional, todos os países identificarão algumas categorias comuns de professores, e obedecer a critérios estritos de amostragem e coleta de informações. Para minimizar as diferenças de medida, todos os países manterão uma alta padronização em termos da ordem das questões, formulação das perguntas, opções de resposta, períodos de referencia, layout e desenho formal dos questionários. No entanto, padrões culturais e diferenças de língua podem exigir equivalências funcionais, e não literais. As equipes nacionais podem elaborar extensões próprias para o questionário. A coleta de dados deverá estar concluída, em todos os países, em 2007. A entrada de dados e sua limpeza serão feitos por cada pais, e o arquivo internacional com todos os dados deverá estar disponível ao final de 2007, quando os primeiros resultados do projeto começarem ser divulgados. Todas as equipes dos países terão acesso a todos os dados.

A relevância do projeto para a realidade brasileira

No caso especifico da experiência brasileira, o objetivo central do projeto é o de acompanhar as mudanças por que vem passando o ensino superior e, mas especificamente, analisar qual o impacto dessas mudanças nas condições de trabalho e de desenvolvimento profissional dos acadêmicos no Brasil. Um dos temas centrais é verificar em que medida a diferenciação observada em 1991 entre três categorias distintas de profissionais do ensino superior ainda persiste ou vem se transformando, e em que sentido, dadas as transformações dos últimos 15 anos e as novas pressões e demandas que agora incidem sobre o ensino superior. Tomados em conjunto, são esses profissionais o mais importante e mais custoso recurso do ensino superior de qualquer país. Os investimentos feitos no Brasil para dotar o país de uma massa crítica desses profissionais e garantir a qualidade de sua formação são antigos e têm permanecido elevados nos últimos quarenta anos. Os resultados desse empenho do governo e da sociedade brasileira podem hoje ser mensurados pelos impressionantes números de nossa pós-graduação, que formou, em 2004, quase 26.000 mestres e 9.000 doutores.

Assim, conhecer como evoluíram suas condições de trabalho e emprego, avaliar suas oportunidades e alternativas de desenvolvimento profissional e conhecer suas atitudes e opiniões sobre as mudanças recentes por que vem passando o ensino superior brasileiro constitui um objetivo relevante, tanto do ponto de vista acadêmico, como do ponto de vista da implementação de políticas de ensino superior. Nosso esforço de pesquisa deverá se concentrar em delinear os traços mais marcantes desse grupo ocupacional, sua interação com o ambiente institucional que o acolhe e sua percepção sobre as mudanças que vem ocorrendo no sistema, tanto no ambiente micro da instituição em que trabalha, como no ambiente macro, do sistema como um todo. Ademais, a pesquisa buscará indicadores que permitam analisar as atitudes e opiniões desse ator sobre as movas orientações que vem sendo adotadas pelos órgãos normativos do sistema como um todo.

Essa pesquisa dará, também, continuidade à uma linha de pesquisas que venho coordenando desde o início dos anos 90 no NUPES sobre a profissão acadêmica no Brasil. No inicio dos anos noventa, a pesquisa foi realizada para responder a uma demanda feita pela Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching . Em 2003, uma pesquisa similar foi organizada, custeada pela Fundação Ford, buscando aquilatar o impacto das reformas do governo FHC. Finalmente, este projeto reúnirá dados para uma análise semelhante em relação ao governo Lula.

Este projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Sua realização é produto de um esforço conjunto entre o Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas (NUPPS-USP), e o Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade do Rio de Janeiro (IETS).

Elizabeth Balbachevsky é professora associada do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (http://www.fflch.usp.br/dcp/) e Pesquisadora Associada ao Núcleo de Pesquisa em Políticas Sociais da mesma Universidade, área de Ensino Superior (NUPPS/USP).

Simon Schwartzman é Diretor Científico do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS, RJ).